O que é AgTech? Entenda os impactos desse movimento para a sua empresa.

O fenômeno das AgTechs é considerado, há alguns anos, uma das grandes ondas tecnológicas com impacto no mercado global. Conheça algumas definições sobre o assunto e entenda como tudo isso afeta o seu negócio.

Basta uma rápida pesquisa digital pelo termo “agtech” e você encontrará diversos artigos, notícias e outros formatos de publicação sobre o assunto. Isso não é por acaso. Desde que o processo de modernização tecnológica deu início à chamada Agricultura 4.0, muitas empresas surgiram no setor. Várias delas são organizações do tipo startup, isto é, jovens operações, geralmente de caráter tecnológico e digital, que surgem com o objetivo de promover soluções inovadoras para desafios já existentes. As empresas que exercem esse papel no agronegócio são denominadas AgTechs, abreviação de Agricultural Technology.

 

AgTechs representam novas conexões entre a tecnologia e o campo

Em geral, as startups e demais empresas que atuam no segmento de agricultura tecnológica tendem a integrar ferramentas e técnicas disruptivas de outros segmentos. Inteligência artificial, Big Data e sistemas de automação são alguns exemplos. Ao compreender as necessidades e desejos do produtor rural, novos negócios podem oferecer soluções modernas e extremamente assertivas.

Um dos diferenciais das AgTechs em relação a empresas tradicionais é justamente o foco em gestão, monitoramento e controle. Por meio de softwares e equipamentos de última geração, o produtor pode ampliar de forma significativa a previsibilidade das safras, o controle de seus rebanhos, o alcance e o nível de informação sobre a propriedade, entre outras ações. Confira vários exemplos de ferramentas digitais no artigo ERP, GED, BPM, BI e AI: o que significam essas siglas e porque são essenciais para o agro.

 

Impactos do movimento AgTech para a sua empresa

A agricultura digital já é realidade no Brasil e seu alcance não para de aumentar a cada ano. Uma pesquisa realizada pela Embrapa (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária), em 2020, sob o título Agricultura Digital no Brasil – tendências, desafios e oportunidades, revelou que 95% dos produtores rurais buscam mais informações sobre o assunto. Além disso, 84% dos entrevistados já utilizam pelo menos uma ferramenta digital em sua operação, e 30% dos agricultores investem em soluções tecnológicas para fins de mapeamento de lavouras e previsão de clima.

Estes números exemplificam bem o impacto deste movimento para empresas de todos os portes no agronegócio nacional. O Brasil possui um ecossistema gigantesco em negócios agropecuários, de modo que a criação de soluções pode ser uma mina de ouro se a sua empresa é fornecedora de serviços e produtos, e a obtenção dessas possibilidades pode revolucionar a sua realidade, se você é produtor rural.

Do mesmo modo, a rapidez das mudanças pode pegar desprevenidas aquelas pessoas que negligenciam ou ignoram os sinais de mudança nos mercados globais. Não seja parte desse grupo. Pesquise, conheça e invista em ações e soluções com potencial para te ajudar. Se não sabe por onde começar, acesse os sites das empresas associadas da RedeAgro. Você com certeza encontrará algo relevante para seu negócio.

 

Leia também: