O que é agricultura 4.0? Entenda o conceito e seus impactos no agronegócio.

Já faz tempo que aderir às novas tecnologias deixou de ser um desejo e se tornou uma necessidade. Seja no âmbito pessoal ou corporativo, é preciso estar conectado para acompanhar a rapidez das mudanças em uma realidade digital e globalizada. Este cenário é perceptível em todos os setores e não seria diferente com a agricultura. A inserção de sistemas, ferramentas e inovação em diferentes níveis e formatos no agronegócio deu início à chamada Agricultura 4.0.

No texto de hoje, responderemos algumas questões fundamentais sobre esse conceito que, definitivamente, você precisa conhecer e compreender para garantir o crescimento de sua organização.

  • O que é agricultura 4.0?
  • Como a agricultura 4.0 afeta seu negócio?
  • Por que é importante aderir à agricultura 4.0?

 Entenda o que é a agricultura 4.0

O termo agricultura 4.0 é uma referência ao conceito de indústria 4.0. Segmentos distintos, mas com as mesmas premissas. Na indústria, tudo começou com ações disruptivas em grandes companhias do setor automobilístico. As inovações, focadas em ampliar a produtividade, gerir melhor os recursos, gerenciar e analisar dados, tudo isso de forma ágil e conectada, rapidamente foram adotadas por outras áreas de atuação. Aptas para utilização em todo ambiente que se propõe a mudar e crescer, as tecnologias da informação (TI), chegaram ao campo e deram origem a um novo momento para a agricultura.

Impactos da tecnologia no agronegócio

Maquinário com possibilidade de suporte e operação remota, monitoramento e gestão de dados em tempo real, novas formas de realizar todo o processo, do plantio à colheita: esses são apenas alguns exemplos de impactos práticos da agricultura 4.0. A forma de trabalhar mudou drasticamente e continuará em constante evolução, daí a importância de contar com empresas parceiras, capazes de oferecer as ferramentas e o conhecimento necessário para suas demandas.

Porém, um dos maiores impactos não diz respeito apenas à operação em si, mas à estratégia. Agricultura e pecuária são setores fortemente marcados pela tradição, por processos decisórios baseados em experiências, percepções pessoais e intuição. Estes são fatores que certamente exercem um papel importante, mas, agora, o foco deve estar na inovação, nas estatísticas e probabilidades, na confiança que a tecnologia pode oferecer.

Porque e como aderir à agricultura 4.0

O “porquê” é muito simples: adotar um novo modelo de trabalho é requisito urgente para a competitividade de seu negócio. Conhecer e aplicar com maestria os recursos tecnológicos disponíveis, além de estar atento a novas tendências, é imprescindível para qualquer empresa que deseja chegar ou manter-se no topo, superar uma concorrência sempre acirrada e, acima de tudo, entregar aos clientes produtos e serviços de primeira.

Como fazer isso? Não existe uma única forma, mas o primeiro passo deve ser buscar informações sobre o tema. O simples fato de estar lendo esse artigo já é um começo. Assista cursos e palestras, leia muitos artigos, participe de eventos do setor e amplie suas conexões com empresas que podem auxiliar de forma significativa. Por exemplo:

A agricultura está em plena transformação, mas uma coisa nunca vai mudar: é impossível realizar um bom trabalho sem ajuda. Felizmente, sua empresa não está sozinha.