Smartphones e tecnologias mobile como ferramentas de produtividade

A crescente presença de smartphones e outros dispositivos móveis no agronegócio é sinal claro de que a tecnologia veio ao campo para ficar. Os benefícios dessas ferramentas para a produtividade passam por vários aspectos distintos. Saiba mais.

É difícil transitar pela cidade ou pelo campo sem visualizar um telefone celular nas mãos de alguém. Uma pesquisa realizada em junho de 2020 pelo Centro de Tecnologia de Informação Aplicada (FGVcia) da Escola de Administração de Empresas de São Paulo da Fundação Getulio Vargas (FGV EAESP), revelou que existem hoje, no Brasil, nada menos que 234 milhões de smartphones ativos. Número superior à população do país.

O resultado é impressionante, mas não chega a surpreender porque o fenômeno dos dispositivos mobile vem crescendo de forma exponencial nos últimos anos, e seus impactos não se restringem aos grandes centros urbanos. No agronegócio, os smartphones e outras tecnologias móveis, tais como tablets, notebooks e aplicativos técnicos, por exemplo, já são ferramentas de trabalho tão comuns quanto enxadas e pás.

Muito se fala que uma das principais vantagens desse processo de modernização digital é o aumento da produtividade, mas de que modo este benefício se desenvolve? Quais são os impactos diretos dos smartphones para as operações agrícolas e pecuárias? Para responder a essas questões, há quatro pontos que merecem atenção.

 

  1. Agilidade e simplicidade

Smartphones e as versões em app para softwares de gestão, monitoramento e suporte, entre outras funções, afetam a produtividade ao oferecer soluções ágeis, simples e acessíveis. Em poucos cliques é possível sanar problemas, registrar dados atualizados e conectar ações rapidamente, em qualquer lugar.

 

  1. Gestão e suporte remotos

Um dos desafios originais na gestão agropecuária era a discrepância entre a agilidade necessária em decisões estratégicas e o tempo gasto para organizar as informações, conferir dados manualmente etc. Além, é claro, das limitações geográficas que a administração de grandes propriedades impõe a seus líderes. Com a democratização dos smartphones, a distância não é mais problema e o suporte remoto é uma realidade.

 

  1. Integração tecnológica

O app instalado no telefone celular não é uma solução isolada, mas um dos vários pontos de contato nas complexas e completas redes de comunicação oferecidas pelas empresas de tecnologia. Há integração entre aplicativo, site, smartphones, drones, câmeras e tantos outros recursos comumente utilizados. Isso fomenta a produtividade ao proporcionar gestão colaborativa e rápido acesso a informações sempre atualizadas.

 

  1. Soluções completas

Smartphones são os equivalentes modernos aos tradicionais canivetes multiuso. Os dispositivos atuam como câmera, GPS, registro de dados em textos e números, pontos de acesso a informações salvas na nuvem, comunicação instantânea e muito mais. Em muitos casos, sua função original, propriamente dita, quase não é utilizada, na medida em que serviços de mensagens substituem as ligações telefônicas. O fato é que existem soluções completas para praticamente tudo, num dispositivo que cabe no bolso e na palma da mão.

 

Novos desafios se apresentam no horizonte, sempre acompanhados de grandes possibilidades. Para se manter informado(a) sobre ambos, acompanhe os canais da RedeAgro nas redes sociais. Estamos no Instagram, Facebook, LinkedIn e YouTube, com o objetivo constante de gerar valor para toda a cadeia produtiva do agronegócio brasileiro.