Como se tornar referência em seu segmento de atuação

Em um mercado tão competitivo e abrangente como o agronegócio, muitas vezes não basta ser uma boa organização: é preciso ser a melhor. O que fazer para atingir este objetivo?

Seja qual for o ramo de atuação do seu negócio no setor agropecuário, uma coisa é fato: existem inúmeras empresas concorrentes ofertando a mesma solução com níveis de qualidade bastante parecidos. Não só em regiões próximas ou no mesmo país. Afinal, em um contexto econômico globalizado, talvez a principal ameaça à sua operação seja uma concorrente estrangeira, ou as características e mudanças mercadológicas de outro país que é o principal importador do produto.

Mercado, concorrência e elementos socioeconômicos, para citar alguns exemplos, são fatores externos que fogem ao controle do produtor. O que é possível e necessário de ser feito é monitorar todos esses aspectos, especialmente se o seu objetivo é se tornar referência em determinado produto ou serviço. Se for o caso, o que fazer em prol do desenvolvimento da empresa? Quais ações podem colocar seu negócio um passo adiante em direção a melhores resultados?

Não existem receitas prontas e soluções simples, mas existem possibilidades e ferramentas para auxiliar quem almeja o topo.


Tecnologia e inovação

Não é a primeira vez e, definitivamente, não será a última em que escrevemos sobre o papel crucial da tecnologia no campo. Investir em inovações digitais, sejam softwares, maquinários ou outras soluções, não é uma possibilidade a ser considerada, mas um requisito a ser cumprido por empresas que buscam crescimento exponencial.

A boa notícia é que muitas das soluções indispensáveis para o agro são acessíveis a diversos perfis de produtores. Foi-se o tempo em que a utilização de recursos de ponta era exclusividade dos grandes negócios. Hoje, com o suporte adequado e a ousadia necessária, você pode competir de igual para igual em diferentes mercados.


Capacidade de adaptação

Um dos pilares da Agricultura 4.0 é a certeza de que, em breve, as coisas serão diferentes e sua empresa precisa ser capaz de se adequar. Não quando for possível ou quando as novidades do setor estiverem consolidadas, mas, de preferência, acompanhando o ritmo acelerado da evolução digital.

Versatilidade e agilidade são palavras-chave para a manutenção de processos bem sucedidos. Uma das maneiras de trazer estes elementos para a sua realidade é a utilização de metodologias ágeis. Comuns no segmento de TI, Marketing e outros, este modelo inovador de gestão pode rapidamente transformar operações e ampliar a lucratividade e a credibilidade das empresas que se dispõem a implantá-lo.

Melhoria contínua

Por fim, mas não menos importante, é fundamental analisar constantemente cada detalhe da operação para identificar pontos fortes e pontos de melhoria. Os primeiros devem ser reforçados, enquanto os segundos devem ser sanados ou amenizados por ações assertivas. Melhoria contínua é isso: entender que em time que está ganhando se mexe sim, porque sempre existem meios para ganhar mais e gerar crescimento para toda a cadeia de valor.

Uma das principais aliadas neste aspecto é a ferramenta chamada ciclo PDCA, que propõe justamente um modelo de trabalho focado em planejar, fazer, checar resultados e agir sobre os pontos necessários. Além disso, não faz sentido promover melhorias em processos se não houver investimentos em pessoas. Esteja atento a oportunidades de treinamento e capacitação para profissionais do campo.

Se tornar uma empresa referência é uma jornada longa e árdua, mas plenamente viável. Tudo começa com o primeiro passo e uma boa dose de suporte no decorrer do caminho. Essa é nossa tarefa: gerar força a partir da conexão. Conte com a RedeAgro!