ERP, GED, BPM, BI e AI: o que significam essas siglas e porque são essenciais para o agro

Conheça ferramentas, métodos, softwares e sistemas diversos que podem contribuir efetivamente para o sucesso de empresas agrícolas.

Os diálogos atuais sobre negócios estão repletos de siglas e termos técnicos, muitos em inglês. Este é um reflexo direto da globalização e da massiva presença da tecnologia em todos os setores. No agronegócio não é diferente. Definitivamente, a inovação não é privilégio da cidade e se destaca também no campo. Das lavouras aos escritórios, são inúmeras as ferramentas, técnicas e softwares que contribuem ativamente para o desenvolvimento do setor. No artigo de hoje, apresentaremos alguns exemplos que você precisa conhecer, entender e, mais importante, aplicar em seu negócio caso exista a demanda.

ERP – Enterprise Resource Planning

Em síntese, Enterprise Resource Planning é um sistema de gestão. Simples assim, e muito efetivo também. A implantação de um ERP permite que a empresa possua acesso fácil, integrado e confiável aos dados de que necessita. O software levanta informações constantemente e, por meio delas, as equipes e lideranças podem realizar diagnósticos precisos e completos, agindo estrategicamente de modo a tomar as medidas necessárias para reduzir custos e aumentar a produtividade.

A Solução Total Prodap é um excelente exemplo de sistema com tecnologias integradas para o agronegócio.

GED – Gestão Eletrônica de Documentos

Gerenciamento Eletrônico de Documentos, ou GED, é uma tecnologia que oferece suporte em processos de controle, registro, compartilhamento e backup de informações na rotina de uma organização. Por meio de softwares inovadores e seguros, o sistema permite que as empresas realizem a gestão de vários documentos em formatos digitalizados. O acesso pode ser feito de qualquer lugar, a qualquer momento e apenas por pessoas autorizadas. Entre as inúmeras vantagens, destacamos a otimização na rotina, a organização do trabalho e a possibilidade de evitar acúmulo desnecessário de papel.


BPM – Business Process Management

BPM é a sigla para Business Process Model, conceito diretamente relacionado ao BPMN – Business Process Model Notation. O primeiro refere-se à padronização de processos em uma organização. No intuito de sistematizar e facilitar a criação e manutenção de processos empresariais, é realizada uma análise completa sobre o modo como o negócio funciona. Assim, é possível identificar falhas a serem corrigidas e pontos positivos a serem maximizados. Já o BPMN é um modelo visual usado para representar os processos mapeados. Ambos contribuem para acompanhamento de atividades e padronização de tarefas.


Exemplo do software de BPM da Totvs, uma das empresas parceiras da RedeAgro.

BI – Business Intelligence

Business Intelligence, ou Inteligência de Negócios / Inteligência Empresarial, é um conjunto de metodologias, processos, teorias e tecnologias estruturadas para reunir grandes quantidades de dados disponíveis na organização e transformar este recurso em informações estratégicas e extremamente úteis para a gestão do negócio. Em meio ao mar de informações que é a rotina digital de uma empresa, independentemente de seu porte, o BI permite que dados preciosos não sejam desperdiçados, e sim utilizados como vantagem competitiva. Geralmente o monitoramento e a análise são feitos por meio de um painel digital, o BI Dashboard.


AI – Artificial Intelligence

A Inteligência Artificial já não é mais tema de filmes de ficção científica, é uma realidade mercadológica cada vez mais comum em negócios inovadores que prezam por investir em tecnologia de ponta. Por meio de dados estatísticos e sistemas preditivos, os serviços de inteligência artificial contribuem para monitoramento e tomada de decisões. Em outras palavras, é uma ferramenta de suporte estratégico totalmente conectada à realidade da empresa, por meio das informações reunidas e organizadas por sistemas de ERP, por exemplo.

Um exemplo interessante de utilização no agronegócio é o Valley Insights, um serviço avançado de AI para monitoramento de culturas.


Valley Insights, para transformar dados em ação. Tecnologia de uma das empresas parceiras da RedeAgro.

Para transformar siglas e termos estrangeiros em resultados tangíveis para o seu negócio, entre em contato com as empresas parceiras da RedeAgro. Existem muitas soluções à sua espera e profissionais à disposição para lhe ajudar a implantá-las. Invista em inovação!