Os desafios e a importância da saúde animal para o agronegócio

Vacinas, medicamentos e programas inovadores para prevenção de doenças e suporte aos produtores: saiba por que a saúde animal recebe cada vez mais destaque no setor agropecuário.

A saúde dos animais, seja qual for o tipo de rebanho, é tema sempre presente e preocupação importantíssima desde que a humanidade iniciou a prática da agropecuária. Hoje, zelar pela alimentação, prevenir e medicar doenças comuns e novas ameaças, bem como desenvolver formas de garantir a melhor qualidade de vida possível ao animal não são apenas investimentos necessários para obter bons resultados, mas requisitos cuja relevância segue aumentando e não dá indícios de que irá retrair.

Além de atender às exigências de órgãos regulamentadores e do próprio mercado, fazendas e empresas que atuam na área de saúde e bem-estar animal devem estar atentas a diversos fatores externos capazes de causar grande impacto no cotidiano do setor. Dois exemplos disso são o comportamento do consumidor e questões sanitárias regionais e globais. Ambos fogem ao controle do produtor, mas não podem escapar de monitoramento e análise constantes e de respostas assertivas e rápidas, sempre que necessário.


Comportamento do consumidor

Desde o advento da internet, as relações entre empresas e clientes mudaram drasticamente. Não somente entre produtor e consumidor final, mas em toda e qualquer interação com parceiros, concorrentes e fornecedores, entre outros públicos de cada organização. Tamanha visibilidade gerada pelo fluxo de informações atuais apresenta desafios e possibilidades na mesma escala.

Realizar uma prestação de contas aos acionistas e investidores e apresentar medidas para o público interno e para as conexões empresariais não basta. É inevitável submeter-se ao escrutínio do público em geral. Nesse sentido, os cuidados efetivos com saúde e bem-estar animal ultrapassaram os limites práticos da operação para se transformar em diferencial de mercado. Num contexto marcado por consumidores mais informados e engajados, empresas que não demonstram comprometimento com causas socioambientais correm sérios riscos de imagem e, consequentemente, de sustentabilidade financeira.

Portanto, ao estruturar sua operação, desenvolver ações de responsabilidade ambiental ou buscar novas parcerias no setor, garanta que está lidando com empresas confiáveis e dedicadas a usar a ciência a favor de toda a cadeia produtiva.


Questões sanitárias locais e mundiais

Vacinas e medicamentos para a pecuária são itens indispensáveis para o setor e, agora, devido aos efeitos da pandemia de COVID-19, a tendência é de que surjam cada vez mais diretrizes e exigências com relação à segurança dos rebanhos, sobretudo para exportação. Afinal, a qualidade da saúde animal está diretamente ligada à saúde do consumidor.

Durante a pandemia do novo coronavírus e nos anos subsequentes, sairão na frente as empresas que se dedicarem a sanar problemas, diagnosticar riscos e atuar de forma incisiva nos cuidados sanitários de sua operação. Medidas de biosseguridade aplicadas e comprovadas garantem maior credibilidade à empresa e podem ser o fator decisivo entre uma que se mantém estável mesmo durante crises e outra que perde mercado e rentabilidade.

Em suma, é imprescindível trabalhar com as melhores soluções em saúde animal e a Rede Agro pode auxiliá-lo neste processo, por meio da MSD, empresa parceira que é referência global no setor. Acesse o site da marca, saiba mais e conte com nosso suporte quando precisar. Juntos, vamos fortalecer o agronegócio brasileiro!