O papel do agro na geração de empregos no país

Em 2020, o setor tem liderado a lista de maiores geradores de empregos no Brasil, com mais de 100 mil novos postos de trabalho abertos até agora.

O ano de 2019 foi discreto para o negócio no quesito geração de empregos. Ao todo, foram aproximadamente 14.3 mil vagas formais geradas no ano, segundo dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados, da Secretaria do Trabalho do Ministério da Economia. Em comparação aos dois anos anteriores, o resultado é muito superior aos números de 2018, quando foram registradas 3.245 mil novas vagas formais, mas inferior ao ano de 2017, quando 37.004 mil empregos formais foram gerados pela agropecuária brasileira.

Porém, em 2020 o setor tem liderado a lista de maiores geradores de empregos no Brasil, com mais de 100 mil novos postos de trabalho abertos até agora. Um número bastante expressivo, muito superior aos resultados registrados nos períodos anteriores e um indicativo da importância do agro para a economia do país. Já escrevemos aqui no blog sobre como o agro cresce mesmo em tempos de crise, e esse fator de desenvolvimento está diretamente ligado à geração de empregos.

 

Um setor em movimento

Mesmo em meio à crise global, o agronegócio seguiu em movimento e se destacou na economia nacional, batendo recordes nas exportações durante a pandemia. Os números positivos reforçam a existência de um setor em movimento, que manteve a produção ativa e, mais que isso, investiu em aprimoramento justamente para resistir a momentos críticos e garantir entregas de qualidade a nível global.

Neste sentido, o crescimento do setor é extremamente benéfico não apenas por contribuir para o PIB do Brasil e garantir parcerias internacionais estratégicas, mas também para empregar a população e atenuar a alta taxa de desemprego que assola o país neste cenário delicado. Atividades como cultivo de café (17.741 vagas), ações de apoio à agricultura (17.227 vagas), cultivo de cana-de-açúcar (12.219 vagas), soja (11.136 vagas) e  bovinos (8.481 vagas) se destacam na lista de 2020. Considerando que o Brasil já acumula o fechamento de mais de 800 mil vagas nos primeiros meses do ano, o desempenho no campo é indício de uma retomada.


A importância da qualificação

Para que o crescimento se mantenha e, da mesma forma, preserve a qualidade dos serviços e produtos no campo, é fundamental investir em treinamento e capacitação profissional. Já se foi o tempo em que a maioria das vagas no agro tratava-se de atividades operacionais de trabalho braçal: atualmente, com a tecnologia ganhando cada vez mais espaço em todas as etapas da produção, profissionais de todos os níveis hierárquicos precisam estar preparados para lidar com a inovação.

Por isso, fica o convite para que você e sua equipe participem do Open Farm 2020, um evento online, completo e 100% gratuito, com muito conteúdo sobre a lógica de desenvolvimento dentro de uma das maiores fazendas do Brasil, a Fazenda Conforto. Acesse o site oficial para saber mais detalhes e fazer a sua inscrição!