Como o agronegócio cresce mesmo em tempos de crise?

Apesar do momento de incerteza global, o agronegócio brasileiro foi capaz de atingir resultados positivos, na contramão de outros setores. Saiba mais.

Crises globais tendem a causar graves impactos na economia, a curto e longo prazo. Setores entram em colapso, empresas fecham as portas e a incerteza paira sobre pequenos e grandes negócios. Este é um resumo do cenário causado em 2020 pela pandemia de COVID-19. Exceto para o agronegócio brasileiro que, no primeiro trimestre do ano, foi o único setor a apresentar alta no PIB do país.

Quais são os fatores que permitem ao agronegócio um bom desempenho nessa fase de instabilidade econômica e política? Essa é a questão central em nosso artigo da semana.

 

Crescimento contextualizado

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), divulgou o resultado de uma análise econômica que apontou crescimento de 0,6% do agronegócio no Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro em relação aos 3 últimos meses de 2019. É uma leve alta, mas bastante significativa pelo contexto em que ocorreu. Para efeito de comparação, a indústria apresentou queda de -1,4% enquanto os serviços variaram negativamente em -1,6%.

A principal responsável é a safra de soja. Apesar do momento adverso, a perspectiva é de recorde na produção anual em 2020, juntamente com arroz e milho. Juntos, os três carros-chefes da agricultura nacional representam 92,6% de toda a estimativa de produção e 87,4% da área a ser colhida, segundo outro estudo do IBGE. Números expressivos, como sempre.


Investimentos que dão frutos

Devido à importância do setor para o abastecimento da população, não houve uma pausa completa como em tantas outras áreas que precisaram interromper parcial ou completamente sua operação. A continuidade do trabalho, somada a ótimos resultados da atividade agropecuária básica, gerou uma espécie de “imunidade à crise”. Escreveremos em outro artigo sobre as perspectivas pós-pandemia.

A força do agronegócio no Brasil não é fruto de sorte ou coincidências, mas de anos de alto investimento em tecnologia e inovação.  A utilização de softwares de gestão, maquinários de ponta, serviços estratégicos de consultoria e suporte são apenas alguns exemplos de ações que, há tempos, fazem parte da rotina das empresas que se propõem a liderar o setor em suas áreas de atuação.

Por onde começar?

Em meio a crises, é normal que muitas organizações percebam a importância de se reinventar, investir em melhorias técnicas, estruturais e estratégicas para garantir a sobrevivência do negócio. Sempre foi assim e não será diferente nos desafios atuais. Para isso, é preciso contar com empresas parceiras que possuem a experiência e os recursos necessários para te ajudar.

Conheça os serviços oferecidos pelas empresas integrantes da RedeAgro e identifique quais são as soluções mais adequadas para o seu futuro. Talvez você ainda não saiba por onde começar, mas quando começar, sim. A hora é agora.