Biodiversidade brasileira como oportunidade para novos produtos

A ampla biodiversidade do país surge como fonte de oportunidades de negócios, na medida em que novos produtos com potencial de mercado são identificados constantemente. Entenda por que a biodiversidade é considerada um grande ativo nacional.

Não é novidade para quem atua no agronegócio que a biodiversidade brasileira é diferenciada. Devido à extensão territorial do país, bem como a diferença de climas, relevos e biomas encontrados de norte a sul, são inúmeros os produtos agrícolas de destaque produzidos atualmente. A tendência é que este número continue crescendo.

Uma iniciativa recente, desenvolvida em conjunto pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) e da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), identificou 26 novos produtos com potencial de mercado. O mapeamento localizou tais oportunidades nos biomas Amazônia, Caatinga, Mata Atlântica e Cerrado, e inclui plantas medicinais, aromáticas, condimentares e alimentícias nas regiões Norte, Nordeste, Sul e Sudeste.

Mais que motivos para comemoração e expectativas, este mapeamento reforça a necessidade de uma visão de futuro para o agro, no intuito de inovar agora para assumir a liderança de novos mercados a nível global, em breve.

 

Pesquisas, experimentos e liderança global em novos ingredientes

O Brasil já é uma potência global no agronegócio e pode ir muito além a partir de novos produtos e novos modelos de negócio. O desenvolvimento de ingredientes a partir de proteínas alternativas é um exemplo disso. Há demanda nacional, visto que as empresas buscam aumentar a competitividade interna e reduzir custos. Mercado e Governo já se movimentam nessa direção, fomentando pesquisas e experimentos em grãos como feijão, mandioca, amendoim, ervilha, lentilha e grão-de-bico.

Estes são exemplos de culturas ainda inexpressivas no território nacional. Hoje, o Brasil importa aproximadamente 70% da ervilha, 98% do grão-de-bico e quase 100% da lentilha consumida, segundo Marcelo Lüders, presidente do Instituto Brasileiro do Feijão e Pulses (Ibrafe). Como existe potencial de consumo, a meta é reduzir custos e estimular a popularização dos itens rapidamente.                       

 

Biodiversidade nacional enquanto ativo comercial

Portanto, há grandes oportunidades e vantagens em jogo para o produtor rural. O mais importante é a compreensão de que a biodiversidade é um ativo, por propiciar novos caminhos mesmo em tempos de crise. Os investimentos em produção de alimentos orgânicos e proteínas alternativas, para citar alguns exemplos, são iniciativas relativamente novas e pequenas em comparação às culturas tradicionais como milho e soja, mas representam mercados em expansão.

Estes e outros novos itens atraem a atenção não apenas do mercado interno, mas também de consumidores internacionais, interessados em financiar pesquisas, conhecer novos produtos e viabilizar o mapeamento e a exploração sustentável de biomas únicos, como a Amazônia, floresta tropical com a maior biodiversidade do mundo.

Se sua organização tem DNA de pioneirismo e inovação, vale a pena investir nessa direção e sair na frente ao adotar, hoje, tendências que serão realidade num futuro próximo.

 

Leia também: