ESG – o que é e porque é importante estar atento a isso?

A sigla ESG, do inglês Environmental, Social, and Corporate Governance, refere-se aos três principais fatores utilizados para a medição da sustentabilidade e do impacto social de uma empresa, além de ser um critério para investimentos. Entenda a relação disso com o agro.

Um dos conceitos empresariais de maior destaque atualmente é o de governança ambiental, social e corporativa, ou ESG, sigla para a nomenclatura original em inglês. Em tempos de adaptação extrema a novas realidades, a ideia de consciência dentro das organizações diante de sua função e seus impactos ganha força no mundo inteiro. Prezar pela sustentabilidade não é um modismo ou uma obrigação para grandes companhias, mas um modelo de trabalho que pode contribuir efetivamente para o sucesso delas.

Um dos reflexos práticos disso é a nova abordagem de grandes fundos de investimentos globais. Referências no setor vêm adotando a postura pública de não investir em ativos que não sejam comprovadamente sustentáveis e responsáveis. Diante deste cenário, é fundamental compreender o conceito de ESG e sua relação com o agronegócio.

Os 3 pilares do ESG – Via ICTS Protiviti

 

O que é ESG – Environmental, Social, and Corporate Governance?

A primeira menção registrada para o termo ESG é de 2005, num relatório liderado pela ONU – Organização das Nações Unidas, sobre a importância de inserir as questões ambientais, sociais e de governança no mercado financeiro. O intuito por trás dessa iniciativa é gerar mercados mais sustentáveis e resultados positivos para todas as partes envolvidas: empresas, governos, clientes, meio-ambiente e sociedade, de modo geral.

De forma resumida, ESG é uma forma de mensurar as iniciativas de um negócio em prol de causas ambientais, sociais e de governança, e também é usada como um critério de investimentos. Ao decidir onde alocar recursos, fundos de investimentos vêm aderindo à tendência de não analisar apenas os números de relatórios financeiros, mas também o potencial dos fatores de cada empresa associados ao ESG. Ou seja, quanto mais sustentável a organização é, na prática, maiores as chances de obter novos investimentos internacionais.

 

Por que ESG é um conceito importante para o agronegócio?

Sustentabilidade e agronegócio são temas que não podem caminhar separadamente. A imagem do setor no Brasil frente à sociedade e ao mercado internacional foi tema de outro artigo aqui no blog, justamente porque é preciso alinhar as expectativas. O público consumidor, do cliente final às empresas importadoras de produtos agropecuários, estão exigindo cada vez mais ações práticas no que diz respeito à preservação efetiva do meio-ambiente.

Ao ser visto como vilão, o agronegócio não somente se distancia do público, como corre o risco de perder contratos e deixar de acessar mercados mais engajados, como já é tendência na Europa e Ásia, por exemplo. Portanto, investir em iniciativas alinhadas ao ESG é uma necessidade para grandes e pequenas empresas do agro brasileiro.

Desenvolver um negócio que se destaca em governança sustentável é o caminho para um processo ganha-ganha: atingir resultados expressivos e contribuir para um mundo melhor, simultaneamente.

 

Para saber mais sobre o tema: