Conheça os principais produtos agrícolas do Brasil atualmente

Que o Brasil é uma potência global na agricultura, não é novidade para ninguém. Porém, você sabe quais são os produtos nacionais que mais se destacam no mercado?

O agro não para! A frase se tornou uma espécie de mantra do setor por um motivo bem simples: é a mais pura verdade. O setor segue a pleno vapor no Brasil, atingindo marcas positivas de crescimento mesmo em tempos de crise e incerteza nos mercados mundiais.

Em maio de 2020, por exemplo, o agronegócio bateu a marca de US$ 10 bilhões em exportações, superando o recorde anterior, de abril de 2013, no valor de US$ 9,65 bilhões. No último ano, o PIB do setor cresceu 3,81% e mais de 700 estabelecimentos agropecuários receberam habilitação e começaram a exportar para 24 países, segundo dados divulgados pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA).

Além disso, as projeções apontam para a ampliação da produção e participação no PIB nacional a longo prazo. Um estudo realizado pelo Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA), prevê aumento de 41% na produção agrícola brasileira até 2027, diante da necessidade em atender uma população global de número cada vez maior. Ou seja, há muito trabalho e oportunidades pela frente, o que é motivo para comemorar.

Deixando o futuro de lado, por ora, é importante entender o cenário atual e identificar quais são os produtos que mais se destacam na agropecuária brasileira hoje. Vamos à lista!

 

Soja

O Brasil é o segundo maior produtor de soja no mundo, atrás apenas dos Estados Unidos. O grão é muito usado como alimento para animais e sua produção cresce em paralelo ao aumento do consumo global de carne.


Café

O café marcou a economia do Brasil colônia e segue importante séculos depois. Estima-se que quase 10% das exportações do agronegócio nacional seja de café.

Milho

Em terceiro lugar na produção mundial do grão, perdendo apenas para Estados Unidos e China, o Brasil produziu uma média de quase 100 milhões de toneladas de milho por ano em períodos recentes.

Cana-de-açúcar

A cana foi a primeira cultura agrícola extensiva realizada no Brasil e deteve participação fundamental no processo de colonização. O país é o maior produtor de cana-de-açúcar e também um de seus maiores consumidores.

Laranja

Aproximadamente 30% da produção mundial de laranja é responsabilidade do Brasil, que há vários anos ocupa o posto de maior produtor da fruta.

Outros produtos que merecem destaque são algodão, arroz, mandioca, tabaco e cacau. A força desses e de outros itens é tão grande que, em 2019, 8 dos 10 produtos mais exportados pelo Brasil foram de origem agropecuária. A lista completa inclui soja, milho, frango, carne bovina, farelo de soja, açúcar, café e celulose, junto com petróleo e minério de ferro. Nosso artigo só pode se encerrar com a mesma frase que começou: o agro não para!