Blockchain e os benefícios da modernização financeira para o agronegócio

Segurança, agilidade e rastreabilidade são algumas das palavras-chave relacionadas à tecnologia de blockchain. Essas e outras vantagens decorrentes da modernização financeira podem representar melhorias significativas para o agro. Saiba como.

Blockchain é uma tecnologia relativamente nova, mas que, como algumas de suas contemporâneas, apresenta potencial de transformação disruptiva e global desde que surgiu. O impacto já pode ser percebido na prática em diferentes ramos de atuação, inclusive no agronegócio, que tem muito a ganhar com processos de modernização financeira, cartorária e jurídica. Afinal, qual organização não gostaria de diminuir a burocracia de determinados processos, agilizar trâmites recorrentes e garantir mais segurança para dados sensíveis e operações complexas? Tudo isso pode ser alcançado por meio das funcionalidades da blockchain.

 

O que é blockchain? Como a tecnologia funciona?

Para muitas pessoas, a associação imediata do termo remete às criptomoedas, em especial as famosas Bitcoins. Essa relação não está incorreta, visto que os conceitos surgiram juntos. Mas o que significa blockchain, na prática, para além das Bitcoins? Trata-se de um sistema de registro distribuído que adota a prática de descentralização de dados como medida de segurança. Em outras palavras, a tecnologia atua como um livro contábil que registra informações de uma forma imutável, transparente e rastreável. As transações são armazenadas em blocos de informações digitais muito seguros (daí a origem do nome blockchain, que significa, literalmente, cadeia de blocos).Em síntese, o mecanismo de registro impede que qualquer pessoa consiga copiar e alterar dados, visto que estes encontram-se gravados em uma sequência inviolável onde cada bloco contém as informações do anterior.

Embora a definição seja complexa, um pouco de contexto auxilia na compreensão de seu papel hoje. A tecnologia surgiu em 2008, em meio a uma das maiores crises financeiras mundiais dos últimos tempos. Na ocasião, marcada pela desconfiança frente às instituições financeiras tradicionais, havia espaço para modelos inovadores e mais seguros de registros financeiros. Modelos que pudessem, por exemplo, evitar duplicidade de transações e facilitar o controle dos registros via internet. Assim surgiram o blockchain e a Bitcoin, criptomoeda que utiliza desta tecnologia para se diferenciar de unidades monetárias clássicas e que recentemente ultrapassou o valor unitário de 50 mil dólares.

 

Benefícios do blockchain para o agronegócio

Cientes das características centrais da tecnologia, é possível entender os benefícios práticos do blockchain para o agronegócio. Algumas das vantagens são:

  • Diminuição drástica na burocracia e taxas típicas do comércio exterior;
  • Redução de perdas produtivas, como reflexo do monitoramento contínuo;
  • Ampliação de acesso ao crédito para pequenos produtores, por meio da criação de tokens que representam direitos futuros de uma produção;
  • Democratização dos chamados contratos inteligentes (smart contracts), que automatizam o pagamento assim que o produto é entregue;
  • Maior controle e transparência em processos de licitação de compras públicas, por exemplo;
  • Transações realizadas em tempo real e acompanhadas por toda a cadeia de suprimentos;
  • Rastreabilidade dos produtos em todas as etapas do processo, do cultivo à entrega do produto final;
  • Redução de custos e de tempo, bem como aumento de produtividade nas atividades logísticas;

Alguns desses benefícios podem ser identificados em operações atuais envolvendo blockchain, outros devem se tornar mais comuns nos próximos anos. O importante é acompanhar a tecnologia desde já, identificando oportunidades de melhoria em seu negócio.